terça-feira, 26 de junho de 2007

26 de Junho

Hoje é o “Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas”. Assim o decretou a ONU. Em Lisboa, no passado domingo, um passeio de bicicleta na ponte Vasco da Gama assinalou oficialmente a efeméride.
No que se refere à percepção das pessoas acerca do fenómeno da toxicodependência vivemos dias tranquilos, neste 26 de Junho de 2007. Numa listagem recente, publicada na imprensa, dos temas que mais afectam os portugueses a questão da toxicodependência baixou, numa década, do 1º lugar para 12º lugar… Reina a ideia que as práticas chamadas humanistas (da política de redução de danos às salas de chuto) trarão consigo a inclusão dos toxicodependentes na rede de saúde pública, sendo possível controlar-lhes aí os seus comportamentos infecciosos.
O humanismo promovido pelo Poder, nas suas leis e convenções imperantes, veio a manifestar-se um disponibílissimo aliado do cinismo.
A ponte que o Gama ousou lançar para Oriente trazia consigo o desafio, o risco e a nobreza da tenacidade, face ao sempre difícil encontro com o outro.
O passeio do IDT acabou com cada um a regressar a sua casa, com um bicicleta de presente…

Sem comentários: