sábado, 28 de abril de 2007

O processo da república

Primeiro foram os cravos, chegou depois a corrupção, modalidade com inúmeros adeptos e praticantes, e hoje, nas páginas de dentro dos jornais, lemos notícias sobre o condicionamento democrático, há mesmo quem afirme que a liberdade de expressão está em risco!
Em pleno Parlamento e nas solenidades de Abril!
Mas a parte de baixo do iceberg é que nos interessa – vivemos numa república de advogados, repleta de ameaças judiciais, onde as leis processuais dão para tudo, porque a Constituição onde assentam, também dá para tudo!
Isto não foi obra do acaso, foi bem pensado, e melhor executado pelo poder político, ou seja, pelos partidos que por estes dias andam de cravo na lapela. Resultado: um universo kafkiano onde quem tem tempo e dinheiro para sustentar processos e sustentar-se dos processos, ganha sempre. O português anónimo, aquele que conta os euros para chegar ao fim do mês, esse, mesmo que tenha razão, recua, aceita, baixa a cerviz. Não tem dinheiro para se defender!
Começa aqui a servidão, acaba aqui a liberdade de expressão, transformada em mera figura de retórica. E nestas circunstâncias... a “claustrofobia democrática” começa a fazer sentido.

Sem comentários: