segunda-feira, 9 de julho de 2007

Duas Notícias

Duas pequenas notícias na página 31 do Diário de Notícias de hoje (não consigo incluir os links porque, de tão pequenas, não aparecem no site do jornal) chamaram-me a atenção.

Uma dizia assim: «CHINESES MULTADOS POR FILHOS A MAIS - Penalização. Dois mil funcionários violaram regra do filho único em Hunan e governo quer aumentar multas». E segue explicando que o governo chinês persegue com multas, que pretende cada vez mais pesadas, quem (principalmente os mais ricos) tenha a veleidade de ter mais de um filho. É certo que eles já são muitos, mas não deixa de ser triste e muito grave que isto esteja a acontecer. Estou certo que o Partido Comunista terá de responder um dia por estas e todas as outras loucuras que tem vindo a protagonizar impunemente ao longo de tantos anos.

A outra, de título «KACZYNSKI NA MISSA DA RÁDIO MARIA», conta a ligação dos gémeos Jaroslaw e Lech Kaczynski, actualmente no governo e presidência polacos, à estação de rádio Maria, referindo a forte adesão do povo a esta emissora. A notícia até é bonita e oferece-nos uma visão de esperança por aquele povo tão sofredor e tão ligado à Igreja.

No entanto, estraga tudo com o seu sub-títu-lo: «Fundamentalismo. A estação ultraconservadora católica apoiou os gémeos nas eleições de 2005».

O autor não vem identificado mas, seja lá quem ele for, aconselho-o antes de mais a cultivar-se um pouco quanto ao significado dos termos empregues e a aprender que a Igreja Católica, por definição, nunca poderá ser fundamentalista nem tão pouco ultraconservadora.

Se, como eu suspeito, o autor pretende demonstrar-nos que a Igreja Católica, assim como a rádio Maria e os actuais governantes polacos, são uns fanáticos e "medievais" religiosos, aconselho-o a olhar um pouco para si próprio: Quem é afinal o medieval e fanático anti-religioso senão aquele que ataca desta forma uma tão significativa maioria do povo polaco, que escolheu democraticamente aqueles dirigentes e está tão ligado àquela emissora de rádio?

E ataca tão fanaticamente porquê? Só porque não pensam como ele?...

Sem comentários: