sábado, 31 de março de 2007

estamos aqui

Estamos aqui
Porque não existe nenhum refúgio
onde esconder-nos de nós mesmos. (…)
Aqui, juntos, cada um de nós pode, enfim
manifestar-se abertamente. (…)
Mas como um Homem parte de um Todo, com o seu contributo a dar.
Neste campo todos nós podemos criar raízes e crescer.
Já não sós como na morte,
Mas vivos para nós e para os outros


- da filosofia do Projecto Homem -


Estamos aqui, a dizer sim a este “Fora de Estrutura”!

E aqui estamos para nos afirmar dentro de uma outra História, dentro de uma outra cultura que não esta, a dominante, e a que chamam de modernidade.

Uma História com uma memória antiquíssima, feita de sangue mas também de alegria, de encantos e desencantos, de obediência e de infidelidade, de pecado e santidade, de angústia e dor, feita de Amor.

E este é o nome do Senhor desta História, que, como o prometeu se revelou, fazendo-se Um de nós e de quem um dia, aquele que lavou as mãos no medo, disse: “ECCE HOMO”. Estamos aqui, para dizer Sim a este Homem. Pertencemos à Sua Família, Católica Apostólica Romana e a Ela queremos livremente ser fiéis.

Sim, trazemos connosco esta memória - este passado, este presente, este futuro - que a “moderna e civilizada estrutura” em que vivemos (e a que o Papa João Paulo II chamou cultura de morte) perversamente quer apagar através da falsidade e da mentira, chamando Bem ao Mal. E quantas palavras bonitas como humanismo, liberdade, solidariedade, justiça, são usadas pelos donos e senhores desta estrutura, para justificar guerras e ódios, egoísmos desinteresse pelo outro, sobretudo o mais fraco. São sinais disto a liberalização do aborto, as salas de chuto, a eutanásia, e o mais que aí vem…

E por isso estamos “Fora de Estrutura”.

Não é novo. Este é um combate antigo, que se prolongará até ao fim dos tempos. E este é um tempo, assim o sentimos, em que é necessário “saltar fora” para defender e preservar o que é essencial e queremos esteja dentro. Somos soldados, instrumentos neste combate, como tantos outros o foram: os profetas, os padres do deserto, os santos, os mártires.

Temos consciência da dureza do mesmo, mas temos também a certeza de que no fim quem vence é o Nosso Senhor.

Dizemos "estamos", porque somos dois a participar neste blogue. Mas somos Um porque unidos pelo sacramento do Matrimónio. E somos Família. Numerosa..............................

E também por isso estamos naturalmente “Fora de Estrutura”.

E aqui ficaremos até ser preciso, sabendo-nos pequenos como “grão de mostarda”.

Que o Sopro de Deus nos inspire!

Sem comentários: