quinta-feira, 31 de julho de 2008

Os Erros de Galileo

Se perguntarmos ao comum dos mortais se é a Terra que anda à volta do Sol ou o Sol que anda à volta da Terra, é-nos dada invariavelmente e sem qualquer hesitação a primeira afirmação como certa e a segunda como errada. No entanto, qualquer especialista na matéria confirmará, também sem qualquer hesitação, que isso é falso.

Baseado no sistema de Copérnico, Galileo afirmava que o Sol se encontra imóvel no centro do Universo e qua a Terra, bem como os outros planetas, se movem à sua volta. Ora, não só o Sol não se encontra no centro do Universo, como não existe um único corpo em todo esse Universo que se mova à sua volta.

O que acontece realmente é que a Terra e o Sol giram ambos à volta dum ponto imaginário do espaço, a que se dá o nome de centro de massa do sistema Terra-Sol. A única razão pela qual nos possa parecer que a Terra roda em torno do Sol, deve-se ao facto deste ser muito mais pesado que a Terra, o que coloca o tal centro de massa do sistema muito próximo do centro do Sol. Tivessem os dois um peso (em bom rigor deve dizer-se “uma massa”) semelhante e vê-los-íamos a girar em torno um do outro, como duas pessoas colocadas em pontos opostos dum carrossel.

De facto, a bem do rigor, não nos podemos limitar ao sistema Terra-Sol e teremos de considerar a totalidade do Universo, onde cada corpo se move sob a influência de todos os outros, num bailado de extrema complexidade. É interessante também percebermos que é hoje aceite, com Einstein, que não existe nenhum ponto privilegiado em todo o Universo e é tão verdadeiro (ou falso) dizer que a Terra anda à volta do Sol, como dizer que o Sol anda à volta da Terra.

Temos portanto que a única verdadeira contribuição de Galileo em todo este processo é a de que não há qualquer razão de peso para afirmarmos que a Terra se encontra imóvel no centro do Universo. E isto apenas numa perspectiva puramente mecânica, porque está ainda por determinar se não será a Terra o ponto privilegiado de onde irradiará no futuro toda a vida, inteligência, cultura ou espiritualidade do Universo.

É evidente que à época não se conhecia nada disto e os “erros” de Galileo são absolutamente admissíveis, não invalidando em nada o seu valor como cientista (pese embora o facto de ele se ter aqui apoiado mais numa “grande fezada” do que num verdadeiro trabalho científico).

O que já não considero em nada admissível é que se continue, nos dias de hoje, a afirmar peremptoriamente algo que se sabe ser errado. Porque é que se insiste em transmitir recorrentemente este erro aos alunos da escola, está ainda por esclarecer. Provavelmente só a História o virá a fazer, a seu tempo.

Sem comentários: