quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sydney: o maior encontro de jovens crentes confirma a sua vitalidade!


Resposta jubilosa de 400.000 jovens à chamada do Papa

A Jornada Mundial da Juventude de 2008 foi um êxito para a Igreja Católica e para o seu pontífice de 81 anos, o Papa Bento XVI. A 20 de Julho assistiram à missa de encerramento umas 400.000 pessoas, que por umas horas fizeram do hipódromo de Randwick um lugar mais populoso que a capital do país, Camberra. A Jornada Mundial da Juventude converteu-se no maior encontro de jovens no mundo moderno globalizado, uma festa da fé.
Assinado por Michael Cook Data: 26 Julho 2008



Depois de anos a receber assobios nos bastidores, voltou a subir o pano e Deus foi recebido com fortes aplausos. Como disse com toda a naturalidade uma jovem que comentava o facto para a televisão australiana, antes não estava na moda ser católico em Sydney, mas agora "volta a ser cool". Não é de estranhar que o anúncio de que Madrid acolherá as JMJ em 2011 fosse recebido com tanto júbilo.
A resposta dos jovens foi impressionante. Uns 110.000 peregrinos, segundo dados oficiais, atravessaram o mundo para vir à Austrália, apesar do aumento das tarifas aéreas e da enorme distância desde a Europa e a América. Muitos procedentes do estrangeiro tiveram que poupar durante meses e aguentar vinte ou trinta horas de voo até Sydney. E apesar das informações negativas dos meios de comunicação e do apoio escasso de muitas escolas católicas, juntaram-se-lhes 100.000 peregrinos australianos. No último dia, na missa de Bento XVI, no hipódromo de Randwick, juntaram-se mais vários milhares. E tudo sem nenhum incidente de relevo, facto surpreendente para tal concentração de jovens.
O Vaticano e o cardeal George Pell de Sydney tinham pensado a JMJ como uma catequese, um festival de cultura católica, de doutrina e oração. Para os peregrinos que chegaram mais cedo, as dioceses organizaram palestras à volta de assuntos controversos como a doutrina católica sobre sexualidade, ou bioética, ou fé e razão. Durante a semana imediatamente anterior pregaram bispos de todo o mundo.
De facto, um dos aspectos surpreendentes das JMJ em Sydney foi a naturalidade com que os jovens sintonizaram com formas tradicionais da devoção e da doutrina católica que para a geração Woodstock eram relíquias da época pré-conciliar. Mas não, disse a juventude de hoje.
Uma nova era

Durante os dias que culminaram na missa de encerramento, viam-se jovens em fila à espera para se confessar e para passar momento de oração diante da Eucaristia nas igrejas. Vários milhares percorreram a pé os 9 quilómetros até Randwick passando pela emblemática Harbour Bridge - fechada ao trânsito, coisa que só tinha acontecido outras duas vezes na história -, muitos entoando cânticos ou rezando o terço, outros a jogar à bola ou a dizer piadas. Alguns exibiam grandes letreiros onde se podia ler "Gostamos do nosso Pastor Alemão". Depois da vigília de sábado à noite, os jovens ficaram a dormir no hipódromo à espera da missa do dia seguinte. As confissões prosseguiram durante toda a noite e pela madrugada; a tenda onde estava exposto o Santíssimo Sacramento estava cheia de jovens a rezar.
E até os jornalistas mais empedernidos tiveram de reconhecer que os peregrinos eram gente alegre, cheia de vitalidade e normal, e não os sombrios fanáticos desmancha-prazeres que alguns esperavam. Um grupo chamado a "Liga Não ao Papa" - um conjunto de drag queens, homossexuais, ateus (e, acreditem ou não) de raelianas lésbicas - lançou uma chuva de preservativos sobre os peregrinos que cruzavam a ponte. Mas a cena não provocou mais que risos e consternada perplexidade. "Eles têm as suas opiniões - dizia uma rapariga neozelandesa de 18 anos -. Nós temos as nossas crenças e não vamos mudá-las por causa deles".
Está claro que Bento XVI se alegrou com a celebração. Agora responde com mais espontaneidade ao entusiasmo e ao afecto da multidão. Mas ainda que tenha tido umas boas-vindas de uma estrela do rock, tinha vindo como Papa "ao fim do mundo" decidido a dar um novo impulso à Igreja na Austrália e a instar com os jovens para se comprometerem com Deus.
Para prencher o vazio espiritual

O assombroso de Bento XVI é que um homem da sua idade, tímido, modesto e sem carisma especial, convença pela sua perspicácia, rigor e clareza. Os seus discursos na Jornada Mundial da Juventude atingiram um alto nível. Transmitiam ideias, sem floreados de retórica, e iam directos ao coração do conflito entre religião e cultura secularista.
Dirigindo-se a todos os australianos, o Papa lamentou na homilia da missa de encerramento, que "em muitas das nossa sociedades, junto com a prosperidade material, se está a desenvolver o deserto espiritual: um vazio interior, um medo indefinível, um larvar sentido de desespero". E em diversas ocasiões atribuiu este vazio à praga do relativismo, à crença de que não há verdade.
Na cerimónia de acolhimento aos jovens em Barangaroo, o Papa começou por denunciar as "feridas que marcam a superfície da terra: a erosão, a desflorestação, o desperdício dos recursos minerais e marítimos para alimentar um consumismo insaciável".
Mas daí passou à degradação do ambiente "social", "o habitat que criamos nós mesmos". Este também "tem as suas cicatrizes; feridas que indicam que algo não está no seu lugar". Entre os exemplos citou "o abuso do álcool e das drogas, a exaltação da violência e a degradação sexual, apresentados frequentemente na televisão e na Internet como uma diversão". "Como é possível que a violência doméstica atormente tantas mães e crianças? Como é possível que o seio materno, o lugar mais humano mais admirável e sagrado, se tenha convertido num lugar de indizível violência?", continuou a interrogar-se.

Sem comentários: