sábado, 15 de dezembro de 2007

Kosovo

Há um pensamento único, cego e canceroso, que destrói tudo. Em Portugal, da esquerda à direita, todos dizem que a Presidência foi um sucesso. Isto é uma mentira, um enorme embuste. A Presidência Portuguesa não fez nada, não teve visão, não desbravou um centímetro do que será o futuro. Querem exemplos? Aí vão três. Na Cimeira EU/Rússia Sócrates recebeu Putin como um democrata, não tocou na liberdade de imprensa, nos partidos políticos, nesse pedregulho incomensurável que é a vergonha da Tchechénia. Nem um dedo, um esgar, uma frincha. A Cimeira EU/África teve um grande valor simbólico. Mas não teve rasgo político, resultados palpáveis serão uma miragem. A espada esteve sempre embainhada, guardada no bolso dos conceitos gerais. E estavam ali ao lado Eduardo dos Santos, Kadhafi, Mugabe...só Merkel se lembrou. Sòcrates foi um bom serviçal, mas confundir isso com destreza política é um supremo equívoco. Mas a mentira sublime consumou-se ontem. O Tratado Reformador da União tal como está feito é obra exclusiva de Merkel, Delors do século novo. Sócrates nunca tocou nas feridas, no sal do futuro. O futuro da Europa é hoje, é o Kosovo. Em Janeiro o governo Kosovar vai proclamar a independência, as conversações com os sérvios fracassaram, a Europa vai rasgar-se. Que fez Sòcrates? Os grandes não são os certinhos, os convencionais, são os que espetam o dedo na terra porque amam as coisas e se fermentam no que está para vir. É depravante e lodoso todo este unanimismo.

2 comentários:

JSM disse...

Cada um é para o que é. Num país onde todos querem ser dos clubes que ganham mais vezes, e que aspira ao partido único, tal como ao clube único, que não gosta portanto de ter adversários, o unanimismo é a regra básica. Depois, e logo a seguir, somos do contra! Apesar do que fica escrito, ou do seu contrário, (lá estou eu a comportar-me como português!), temos inegáveis qualidades de convivência, arte que nos permitiu não apenas chegar à Índia mas permanecer por lá durante quinhentos anos! Dito isto, que foi confirmado pelos próprios africanos, só os portugueses conseguiriam realizar aquela cimeira euro-africana. Que foi um inegável êxito. O que se passa é os nossos craques políticos têm o mesmo sonho do Cristiano Ronaldo - querem ir jogar no Manchester ou no Real Madrid. E para isso trabalham afanosamente, esquecendo naturalmente os interesses domésticos. E por consequência os interesses estratégicos de Portugal! A carreira pessoal está em primeiro lugar, e os portugueses embevecidos compreendem a necessidade e aguentam de cara alegre os baixos salários e as baixíssimas reformas que auferem! O que é preciso é que o Sócrates ou o Barroso marquem um golito na europa!
Se calhar o povo até tem razão porque a democracia que a união europeia apregoa continua a afastar-nos da mesma europa, o que quer dizer que não é por aí que o gato vai às filhozes! Penso eu de que.
Um abraço.

Pope disse...

Bem vindo, Gito, e finalmente (há muito que o esperavamos!), a esta forma de lucidez política que se exprime num grito 'o rapaz vai nu'...