quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Halloween

Entristece-me intimamente a ingénua adesão dos miúdos pequenos ao estéril folclore da triunfante cultura invasora. É com ou sem a nossa conivência que os seus ritos e liturgia entram sorrateiramente pelas nossas casas adentro.
Ao mesmo tempo que a desgarrada militância laicista promove o esvaziamento das nossas ancestrais tradições cristãs, em nome do progresso e duma presumida superioridade intelectual, os fundamentos da nossa identidade colectiva são sistematicamente ameaçados.
Sem nada para lá pôr no seu lugar, o povo espoliado e confuso agarra-se em desespero às abóboras ocas, luzinhas mágicas, pais natais, pozinhos de perlimpimpim e demais “espiritualices” alternativas.
Enfim, o progresso.

6 comentários:

Anónimo disse...

OH João, olhe que isto hoje não lhe saiu bem!
Só entra sorrateiramente qualquer coisa "pelas nossas adentro", quando estamos distraídos ou as portas não fecham bem... presumo que os miúdos de quem fala serão seus filhos. Se o entristece a ingénua adesão, que mais não é que manipulação, porque deixa?Porque não se impôe?É o Pai ,é a autoridade em sua casa. Provavelmente as suas, como a maioria não são tão ingénuas e sabem que se gritarem, espernearem, conseguem vencer os Pais pelo cansaço e fazerem o que querem, porque é novo, difernte e lhes parece divertido.
Depois repare que ao atribuir o esvaziamento das nossas ancestrais tradições cristãs a uma "desgarrada" militância laicista...acaba por realçar a fragilidade ( o que me parece falso) das tradições cristãs na sociedade actual-se falasse numa empenhada militância anti- cristã... vá que não vá!
Desculpe a franqueza mas remata ainda pior...O dia das bruxas, o dia dos namorados( que os seus filhos também festejam, com a sua triste passividade), e o Pai Natal, mais o consumismo da epoca, não podem ser traduzidos em superioridade intelectual de ninguém- apenas traduzem operações bem montadas , de marketing, a favor dos comerciantes, que na fragilidade da autoridade paternal, encontram os melhores aliados,para satisfazer as crianças que têm aquela atracção ancestral pelo mau gosto.O povo adulto, caro João ,em desespero garanto-lhe que não se agarra às luzinhas mágicas, nem aos Pais Natais, e muito menos a abóboras...Antes agarrasse!!!!
João compete-lhe a si fomentar o "pão por Deus", o Presépio,o Natal como a festa da Família - cuja união é o presente maior...e assim coisas pequenas no dia a dia. Dá algum trabalho "domar" as pequenas feras, mas normalmente consegue-se!!
Bom fim de semana.

João Távora disse...

Tenho por regra não responder aos cobardes comentários anónimos. Mas este, pela imbecilidade que comporta, necessita esclarecimento: Aprenda a ler a subtileza das palavras, e escuse-se de julgar as pessoas e atitudes que desconhece. É uma coisa muito feia.

Anónimo disse...

Não foi um comentário cobarde. se acha bem continue a educar assim os seus filhos. Se em crescidos forem optios, parabéns; caso o não sejam quem sofrerá as consequências será você.Não julgo nem pessoas nem atitudes que desconheço...muito pelo contrário!
Subtileza é coisa , que sem ofensa pouco tem. Agradeço-lhe sinceramente a "imbecilidade" que me atribui, pois sem me conhecer também me julga e as minhas atitudes, o que o faz cair no erro de me acusa.Além disso e apesar da desconfiança que vê em tudo, não era minha intenção magoa-lo e muito menos ofendê-lo.Há muito que leio os seus postais, e com particular interesse os que fala dos seus filhos.Talvez seja velha de mais,e tenha conhecido ao longo da vida muitos Pais e famílias. Apenas tentei aletá-lo para erros que cometemos em novos e que geralmente se pagam caro.Ofendê-lo? Porquê? Porque reage de uma forma tão agressiva?Peço-lhe desculpa. Realmente os filhos são seus- que tenho eu a ver com isso, não é?Continuarei a lê-lo com prazer, acredite:todos aprendemos com os outros, com a sua experiência.Comentar qq coisa que escreva, isso nunca mais - quando tiver a maturidade necessária já não serei viva para um sã troca de ideias.Felicidades!

Anónimo disse...

Em vez de optios deve ler por favor OPtimos e em vez de aletá-lo será alertá-lo

Anónimo disse...

Até lhe dou muita razão, quanto ao conteúdo do postal, mas quem é que o João Távora julga que é para responder nestes termos aos comentários?

Anónimo disse...

O João Tavora é um bom católico, bom chefe de família, simpático mas não é santo É um homem,que como a maioria reage com agressividade quando se sente ameaçado, perante um possível inimigo - porque os amigos não se tratam assim, mesmo com opiniões diferentes, não é João?
O que tentei dizer-lhe é que estou também contra as modificações das nossas tradições. Mas ,como a idade não serve só para usar bengala, acho que o principal motor dessas modificações, são regra geral, ( não falemos de si) a sua geração de Pais, quanto a mim demasiado permissivos em relação aos filhos e que muitas vezes não são autoridade que as crianças precisam.Porquê? Porque a vida diária contribui para que as relações inter familiares se tenham alterado, bastante em relação ao nosso tempo.Basta olharmos para toda a técnica posta à disposição das crianças, não é?A comunicação e divulgação entre países e continentes é instantânea!Não podemos ficar no passado, mas temos o dever de filtrar o que não nos interessa que chegue até nossas casas.Para que não entre sorrateiranente, é preciso estar atento. - como cetamente está qdo bloqueia sites na internet; ou qdo uma vez por semana não há televisão para que a família possa falar; ou a obrigatoriedade de se comer à mesa, todos juntos como ponto de união; ou como instituir que no Natal, não há presentes, pq a união da família, de fato de festa,é já por si uma festa - poderemos convidar para a ceia de natal alguém que esteja só e ainda tantas outras coisas que muitas famílias fazem e minimizam este consumismo oco e desenfreado. Estou certa que será uma dessas fanilias.
Quando alguma coisa ou alguém entra em nossas casas, foi porque lhe abrimos a porta e os recebemos.Até podemos concluir que no enganamos , mas fomos nós que abrimos a porta!
Não se exalte tanto, que até mesmo sem estarmos de acordo,escusamos de nos insultar - mau exemplo para os mais novos, não acha?
É preocupante como reage tão intensivamente "à defesa"...tem sido assim tão magoado?
Boa noite e desejo-lhe tranquilidade e paz!