sábado, 6 de outubro de 2007

Graças!

Por duas ou três vezes tive o privilégio, ou foi-me concedida a Graça, de entrar no mosteiro da Cartuxa de Évora. Talvez nunca me tenha sentido tão perto do céu como ali. O silêncio, o canto dos pássaros nos jardins do claustro, o cemitério apenas com umas pequenas cruzes de madeira,
a liturgia e o canto gregoriano, que harmonia e paz! Tudo tão povoado de Deus. E o sorriso e olhar daqueles monges, tão límpido e transparente! Velhos de 70,80, 90 anos, felizes como as crianças felizes! Neles vi o rosto de bondade do nosso Criador.
Recordo-me de um tele-filme sobre a Cartuxa de Évora, realizado pelo Padre António Rego para o programa 70x7, onde se ouvia repetidamente uma voz de um monge dizer: «Nós os cartuxos estamos no mundo não para falar aos homens de Deus, mas para falar dos homens a Deus.»
Acredito que Deus os ouve.
Bem haja S.Bruno e os seus irmãos ou filhos espirituais, pelo Bem que são para cada um de nós, por nesta comunicação-comunhão com Deus nos aliviarem de tantas dores, suportando-as eles com a sua vida abnegada, mas também de nos encherem de muitas alegrias.Bem hajam pela fonte de Graças que são para o mundo inteiro.
Gois, no dia de S.Bruno

Sem comentários: