segunda-feira, 25 de junho de 2007

A Sério?

O Presidente do IDT dá hoje uma entrevista ao jornal Destak. Não sei se é por o jornal ser de “borla”, mas as respostas pareceram-me uma “burla”. Eu, que até tenho bastante admiração pelo Dr. João Goulão fiquei desanimada. Vejamos:
Começa por ressaltar a estabilização do consumo, ou mesmo o seu retrocesso em meio escolar, justificando que os “adolescentes têm hoje uma maior capacidade de fazerem escolhas individuais que são a prova da sua consciencialização para o problema”, mas logo a seguir diz que “a maioria dos jovens entendem o haxixe como uma substância inócua e inofensiva”. Então, em que é que ficamos? Estabilizamos e regredimos no consumo do quê? Onde está a maior consciência? Que capacidades têm agora os nossos jovens?
E continua: “O haxixe está presente em Portugal há mais de 30 anos e está a começar a ser tão admitido como é o álcool”. A sério? Quem diria que isso ia acontecer… e grande surpresa para quem o despenalizou!
Mas há mais: “Os padrões mudaram. A utilização de droga começa a ter um tipo de característica mais utilitária (e antes, era o quê?), com um objectivo mais imediato (a moca antes só devia ser esperada para o fim-de-semana a seguir), como é o caso do consumo de drogas apenas em festas, sem ser uma dependência”. Se fosse mãezinha de um adolescente que começa a fumar charros a dizer isto, ainda achava aceitável…
E por aí em diante. Face ao desânimo, só me resta convencer-me que o tipo de jornalismo em causa não terá ajudado à profundidade que a matéria tratada merece. E esperar que amanhã - Dia da Luta Contra a Droga - o discurso melhore. A sério.

Sem comentários: