terça-feira, 10 de julho de 2007

Ditaduras

Quando há tempos, em conversa, chamava a atenção para o facto das grandes ditaduras deste século serem todas de esquerda, levantou-se de imediato um coro de protestos.

Após algum tempo de discussão mais acesa, um dos presentes virou-se para mim e, num tom muito sério disse:

"É que isso (as referidas ditaduras) não é esquerda, é... uma esquerda... humm... de direita!".

Não fosse o tom realmente circunspecto do interlocutor, a coisa teria passado com uma boa gargalhada. No caso, deitei-me a cismar que a situação era bem mais séria do que eu pensara.

É certo que a esquerda nos tem vindo a prometer muito paraíso, o que é sempre uma boa forma de vender. Mas ter conseguido que uma larga maioria da população não consiga associar ditadura e esquerda, é obra!... Dei por mim a pensar se seria o único a conseguir ver por detrás da propaganda...

Evidentemente a conversa ficou por alí, não fosse alguém lembrar-se ainda de apelar a uma qualquer legitimidade revolucionária e dar-me, ali mesmo, "o devido correctivo"...

Sem comentários: