sexta-feira, 8 de junho de 2007

Descubra as diferenças

Os nossos vizinhos também fizeram o mesmo concurso que nós, também escolheram pelo telefone “Os grandes espanhóis”, e fizeram-no sem dramas, sem complexos, em clima de entretenimento, foi momento de cultura e de festa comum! O tema serviu para unir os espanhóis e para levantar bem alto o nome da Espanha.
Isto é o que qualquer observador conclui quando olha para os nomes que ocupam os dez primeiros lugares: o Rei Juan Carlos ganhou naturalmente, ele é o indiscutível representante de todos os espanhóis, e da sua história, é a imagem da grande potência que é hoje a Espanha. Ladeiam-no no pódium, Miguel Cervantes, imortal criador de Dom Quixote de La Mancha, e o navegador ‘português’ Cristóvão Colombo! Mas também a Rainha Sofia e o Príncipe Filipe estão entre os primeiros. Sem surpresa, a alma espanhola não se esqueceu de Santa Tereza de Ávila! Completam o quadro dos mais votados, o grande cientista Ramon e Cajal, o pintor Pablo Picasso, assim como Francisco Suarez e Filipe Gonzalez, primeiros-ministros que ajudaram a Espanha a fazer a transição do franquismo para a monarquia plena!
Que diferença para o que aconteceu entre nós!
Ressabiados, usámos o concurso como arma de arremesso, uns contra os outros, resvalámos como sempre para o jogo infantil dos bons e dos maus, e não conseguimos fazer justiça a ninguém.
Eu sei que era só um concurso…mas que diferença!

1 comentário:

Anónimo disse...

Para desanuviar, aqui vai uma história do rei e da sua plebe. (via arrastão)