quinta-feira, 28 de junho de 2007

História de Algibeira (7)

Entre Outubro e Dezembro de 1910, Afonso Costa, ministro da Justiça e dos Cultos do Governo Provisório, aboliu os feriados católicos excepto o Natal, que passou a chamar-se Dia da Família. Enquanto se substituía afanosamente a ancestral toponímia das cidades com a nova nomenclatura República Cândido dos Reis, Elias Garcia e demais revolucionários, estalou uma polémica com o inconcebível bolo-rei, que passou a chamar-se "democraticamente" bolo-nacional.

2 comentários:

JSM disse...

Se o ridículo pagasse imposto esse Costa teria conseguido equilibrar a balança de pagamentos, mas como dizia o poeta Fernando Pessoa: - "vivemos num país de costas" e assim é difícil. Os herdeiros desse Costa estão aí para as curvas e curiosamente não se consideram responsáveis por em cem anos apenas terem delapidado em mais de dois terços o território que herdaram, Sem proveito nem glória! Sempre quero ver quem é que vai festejar o centenário! Devem ser os capatazes traidores ao serviço das grandes potências. Bem, hoje estou mal da vesícula concerteza.
Um abraço.

Rita LM disse...

E estamos pouco a pouco a voltar ao mesmo, com estes herdeiros do Costa. Ainda hoje soube que o calendário escolar do próximo ano lectivo vai passar a acompanhar o critério "europeu": as férias da Páscoa deixam de ter qualquer relação com a Páscoa e passam a ser fixas, sempre na mesma data, de 15 a 30 de Março! Vamos lá ver como se passarão a chamar...