sábado, 19 de maio de 2007

Maria não vás com as outras!

Luís Represas afirma na revista do semanário O Sol, de dia 12 deste mês, que o filme“Música no Coração” lhe causou um profundo trauma. Diz ainda que o trauma não é só seu, mas de “ uma geração inteira de mancebos, garbosos rapazes de lusa estirpe…” . Por último, explica, que deve o atraso da sua iniciação sexual, ao efeito desviante que este filme teve nas nossas ‘Marias’. E nisto se resume o trauma.

Ora, como somos da mesma geração, e não nos incluímos nos despojos do desastre que narra, vamos tentar ver se conseguimos percebê-lo melhor. E por uma questão de clareza, contrapomos às ‘Marias’ de que fala, os ‘Maneis’, dos quais passará a fazer parte o nosso cantor, juntamente com todos os que com ele padecem do mesmo mal
(sempre é mais simpático que mancebos ou garbosos, que nos lembra gulosos, ou até mesmo lusa estirpe, que associamos à bela raça do cavalo lusitano).

Estes Maneis e estas Marias, se bem conseguimos entender, ao desejarem-se não querem o outro, mas procuram-se a si próprios, numa perseguição que os leva de Maria em Maria, e de Manel em Manel, quais narcisos, buscando perdidamente e não profundamente no outro, esse obscuro objecto do seu desejo ( como diria Buñuel ) que,como não acolhe nem é acolhido, esvazia e não completa.

Ora, às nossas Marias, queremos dizer que não vão com as outras. Às Marias que educamos fazemos eco das palavras do Papa BentoXVI , proferidas na sua recente viagem ao Brasil:
« O Mundo precisa de vidas limpas, de almas claras, de inteligências
Simples, que rejeitem ser consideradas criaturas objectos de prazer. É preciso dizer não à comunicação social que ridiculariza a santidade do matrimónio e a virgindade antes do casamento
».

Sem comentários: