pappatacci
Em Rossini tudo é imponente. A música é a matéria, expressão irrepetível.Veja-se o final do primeiro acto da "L´italiana in algeri". Mustafá, o muçulmano, rapta uma rapariga italiana, Isabel, quer casar com ela, mas junto com Taddeo que passa por seu tio, ela consegue sair desta embrulhada. O que Isabel canta é o jogo que faz com Mustafá, os alibis que cria , a maneira como o engana a partir de um conjunto de pressupostos culturais. Mustafá é o rei, o poderoso, mas Isabel coroa-o como "pappatacci"( come e cala-te).É Isabel quem controla a situação, Mustafá equivocou-se, a relação é uma sucessão de desencontros.Rossini surge no momento em que a ópera "bufa" (cómica) domina o panorama operático. Este dá-lhe dignidade, confere-lhe respeito, valor artístico.Na sua aparente frivolidade, no divertimento inocúo surge o drama, a dor.Por detrás do riso e da superficialidade esconde-se a solidão,o limite, a procura. Em Rossini o canto é a matéria da alma.
Não duvidem, a ópera é a mais bela das artes de palco.
P.S. - Não vi ninguém de direita tomar posição sobre o abandono de Pinamonti do teatro S.Carlos. Para além das efabulações dos bloquistas e dos habituais frustrados intelectuais do PS mais ninguém toma posição? Estas coisas não interessam para a direita? Garanto-vos que eles vão á ópera...
------------------------------------
"L´italiana in algeri" - Ópera de Rossini, Teatro S.Carlos
1 comentário:
:-) "BuFFa" in italiano vuol dire in portoghese "cómica" ;-)!!!
Enviar um comentário