segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Herança

«O testamento, que indica ao herdeiro aquilo que legitimamente lhe pertence, transmite ao futuro os bens do passado. Sem testamento ou, para aclarar a metáfora, sem a tradição – que escolhe e nomeia, que transmite e preserva, que indica onde se encontram os tesouros e qual o seu valor – é como se não existisse continuidade no tempo e como se, por conseguinte, não houvesse nem passado nem futuro, em termos humanos, mas apenas a perpétua mudança do mundo e o ciclo biológico dos seres vivos.»

Uma excelente explicação do que é a tradição, feita por Hannah Arendt no seu livro
“Entre o Passado e o Futuro” e que recomendo vivamente. Uma imagem tão certeira do pensamento dominante actual do ocidente, que de tantas e variadas formas tem insistido em renegar os 'bens do passado' . Arendt, no mesmo livro, faz uma citação de Tocqueville, como que enunciando a condição deste homem que renega a tradição: « Desde que o passado deixou de projectar a sua luz sobre o futuro, a mente humana vagueia nas trevas ». Na ‘mouche’.

4 comentários:

Anónimo disse...

É curioso vir aqui citar Tocqueville.

A.Z. disse...

O objectivo era realçar o conteúdo
da citação e não o seu autor. No entanto pergunto, porque acha "curioso"citar Tocqueville aqui?

Anónimo disse...

Por ser um autor muito citado pelos liberais (corrente política).
Por ter elogiado os expoentes do iluminismo (alguns diriam maçons) americano, i.e. os fundadores da nação americana.
Não tenho agora tempo para detalhes, mas de qualquer maneira é bom começar a ver por aqui Arendt, Tocqueville, Eduardo Lourenço... Quem diria...

A.Z. disse...

Tocqueville é um autor que cabe perfeitamente "aqui", por termos uma visão sobre a sociedade muito semelhante: «uma sociedade igualitária que se quer governar democráticamente tem de assentar numa disciplina moral criada pela fé religiosa (...) é o despotismo, e não a liberdade, que pode dispensar a fé». E num rasgo profético, Tocqueville afirma: «se o despotismo democrático se instalasse nas nações democráticas seria mais extenso e mais doce e degradaria os homens sem os atormentar.»
Ele está instalado! E é uma das heranças do iluminismo...diria Tocqueville, no meu entender, hoje se fosse vivo!