segunda-feira, 9 de abril de 2007

Era uma vez?!...

E se Jesus Cristo não tivesse ressuscitado? Se de facto tudo não passasse de uma mentira, uma farsa muito bem montada pelas mulheres que, naquele alvorecer, foram visitar o sepulcro?
Vejamos: todos os padres, doutores da Igreja, Antão, Jerónimo, Gregório, Agostinho, Tomás; os santos Bento, Bernardo, Francisco, Inácio, António, as Teresas, João da Cruz; filósofos, artistas, escritores; tanta gente anónima com as suas vidas completamente transformadas, tantos homens e mulheres que tudo largaram, família, amigos, fama, prestígio e riquezas para livremente se tornarem Seus servos; tanto sangue derramado, tantos mártires!
Se fosse mentira, então seriam todos doidos!

E hoje, dois mil e sete anos depois, aquele grito de alegria continua a aquecer os corações dos grandes e dos pequenos – naquela manhã foram as mulheres que receberam e deram a notícia, agora é a Mãe Igreja, que todos os anos, todos os dias nos anuncia: “Está vivo!”.
Se fosse mentira, então seríamos todos esquizofrénicos! E os de amanhã serão o quê?

Há uma mentira objectiva que perdura desde aquele primeiro dia da semana:
“Enquanto elas iam a caminho, alguns guardas foram à cidade participar aos príncipes dos sacerdotes tudo o que havia sucedido. Estes reuniram-se com os anciãos, e depois de terem deliberado, deram muito dinheiro aos soldados, com esta recomendação: «Dizei isto: Os Seus discípulos vieram de noite e roubaram-no enquanto dormíamos (… )
Recebendo o dinheiro, eles fizeram como lhes tinha sido ensinado. E esta mentira
Divulgou-se entre os judeus até aos dias de hoje.” Mt.28,11-15.
O reconhecimento e sobretudo o encontro com a Verdade, é incómodo para aqueles que se instalaram no poder, seja ele qual for. Estão muito cheios de si próprios, das suas ideias e das suas verdades. Mentem para se perpetuarem no poder, mentem com medo de perderem os privilégios as riquezas, talvez a fama. Mentem com medo do sofrimento e da morte!
Há uma mentira que perdura, e que foi tomando variadas formas e rostos – hoje quem são, uns que compram e outros que se vendem? – mas que não conseguiu, não consegue nem conseguirá nunca vencer, calar, apagar a Verdade da história dos Homens.
Porque assim nos foi prometido!

Sem comentários: