terça-feira, 17 de abril de 2007

Parabens Santo Padre (atrasados...)


Sua Santidade, o papa Bento XVI completou ontem 80 primaveras. Na impossibilidade de lhe virmos prestar a devida homenagem no dia de ontem aqui ao nosso "fora", não queremos deixar passar mais tempo.
Transcrevemos um excerto do livro "O sal da terra" no qual o Papa então cardeal, responde a algumas questões:
- "Nasceu a 16 de Abril de 1927 em Marktl am Inn, na Alta Baviera. Era Sábado Santo. Isto diz-lhe alguma coisa?
- Sim. Acho que foi muito bem assim, na véspera da Páscoa - já, por assim dizer, a caminho da Páscoa, que ainda não chegou, que ainda está Velada-. Julgo que é um dia muito bom, que sugere a minha concepção da história e a minha própria situação: à porta da Páscoa, sem todavia ainda ter entrado.
- Os seus pais chamavam-se Maria e José. Foi baptizado apenas quatro horas depois de nascer, às oito e meia da manhã. Dizem que era um dia tempestuoso.
- Claro que não me lembro. Os meus irmãos contaram-me que tinha caído muita neve, que estava muito frio, embora fosse o dia 16 de Abril. Mas na Baviera isto não é nada excepcional. (...) Nessa altura ainda não existia a festa da Vigília Pascal. A Ressureição era, portanto, celebrada de manhã, com a benção da água que depois serve de água baptismal durante todo o ano. E porque, em consequência, a liturgia do baptismo se realizava na Igreja, os pais disseram: "Jetzt is er scho do, der Bua" (em dialecto bávaro), "Já cá está o rapazinho", então é claro que ele será baptizado nesta hora liturgica que é a verdadeira hora do baptismo para a Igreja. E a coincidência de, recém-nascido, quando a Igreja preparava a água do baptismo e, por isso, com a primeira água, ter sido o primeiro baptizado da água nova tem significado para mim, porque me coloca de modo especial no contexto pascal e liga o nascimento e o baptismo de modo muito significativo. "
nota: este domingo dia 22 vai ser baptizada a Maria do Carmo nossa filhota. Rezem por ela!

Sem comentários: