quinta-feira, 19 de abril de 2007

A Polónia, o Euro e a Europa



“A organização do Euro 2012 foi atribuída a … Polónia / Ucrânia!”
Por mero acaso, estava mesmo aqui, na praça central de Póznan, rodeada de centenas de polacos, quando após alguns segundos de suspense, cheios nervosismo e ansiedade, a feliz notícia foi anunciada.
Toda a gente gritou, chorou, pulou, e a festa começou. E a festa vai começar mesmo, pois o Euro vai ser muito mais que um acontecimento futebolístico: o Euro vai ajudar a trazer à Polónia progresso, desenvolvimento, auto-estradas, “um Hotel de 5 estrelas aqui em Póznan!” (dizia-me uma polaca comovida). O Euro vai ser o grande empurrão da Polónia para a Europa. Após longos anos de um regime comunista e a poucos anos da entrada na EU é por isto que o povo anseia. E por isto festa é tanta. E tudo isto é bom.
Mas quem visita a Polónia hoje não pode deixar de respirar uma outra realidade, dificilmente encontrada na “Europa” – por todo o lado se sente a vivacidade de um povo crente, transbordante de esperança e de fé.
Querida Polónia, nestes tempos de mudança, aqui fica o meu brinde: que o Euro e a Europa te tragam a riqueza que não tens e por que anseias; mas não deixes que com ela se apaguem as tuas raízes, a tua cultura, os teus valores - a tua maior Riqueza.
Nasgrowie!

1 comentário:

JSM disse...

Bonito postal e pleno de interrogações! Quem diria que a unidade europeia se vai construindo através dos jogos e não através do espírito! Provávelmente existe algum espírito nesse jogo... Também terá sido assim na velha Roma?! Pão e Circo, indissociáveis?!
E por cá, o que resta do Euro, para além dos viadutos e das grandes estruturas metálicas!Para lá do entusiasmo das vitórias e daquela orfandade visível na permanência irracional junto à estátua do Marquês!!!
Enfim, que venham os jogos, antigamente obrigavam a tréguas, nada mau.
Um abraço de longe.
JSM