terça-feira, 3 de abril de 2007

Um Minuto de Silêncio

Chamou-me a atenção a notícia da publicação do livro "Um Minuto de Silêncio", onde a autora, Marisa Moura, pretende através de 60 personalidades a "quem os portugueses dão ouvidos, fazer uma homenagem ao diálogo interior". Bravo! Gostei mesmo da ideia, tão a propósito nesta semana, nesta Semana Santa, que nos chama fundamentalmente ao Silêncio. Depois, na net, corri atentamente cada personalidade e cada resumo da sua reflexão sobre o assunto. No fim, (correndo o risco de alguma injustiça, pois apenas de resumos se trata) ficou-me uma profunda pena: são estas as personalidades do meu querido pais, tão ilustres em tantos saberes, e ainda tão longe do Saber, daquele Saber que só se manifesta no Silêncio!
Claro que há excepções, e claro que há considerações inteligentes sobre o tema. Destaco aqui duas:
“(…) neste início de século onde as próprias democracias se conseguem fazer ouvir com dificuldade, é um luxo e uma necessidade social premente.» Pedro Abrunhosa, Músico. «Mas sobretudo o que LHE agradeci foi que fosse este o SEU modo de falar de comigo.» Maria João Avillez, Jornalista

E atrevo-me a juntá-las apenas numa: É só esta a necessidade premente da nossa democracia – a de O ouvir, no Silêncio!

4 comentários:

Anónimo disse...

Cara Rita,

Espero que entretanto já tenha tido a oportunidade de ler a versão integral do livro "Um Minuto de Silêncio" e que tenha esclarecido todas as dúvidas que a levaram a comentar aqui publicamente que as personalidades do seu país estão "ainda tão longe do Saber".

Bem sei que há um grande trabalho pela frente em termos de evolução individual e colectiva, por isso quis fazer este livro. Não ceder ao juízo fácil é um dos pequenos pormenores que podem melhorar a humanidade, católica ou não...

Um abraço,
Marisa Moura

Rita LM disse...

Cara Marisa
Agradeço muito o seu comentário! Só hoje o vi...
Não tive ainda a oportunidadede de ler o livro integralmente, mas procurarei fazê-lo. E pessoalmente felicito-a pela ideia, que achei muito boa.
Como me parece que ficou claro, as considerações são feitas com base da leitura dos resumos, pelo que assumo à partida correr o risco da injustiça. No entanto, não me parece que o que faço seja um juizo fácil; é uma opinião, é a minha e é válida na prespectiva que tenho do que é o Saber e da importância do Silêncio. E a verdade é que de facto não me revi na maioria dos textos lidos.
A blogosfera, e mais ainda este blog, é isto mesmo - poder ter opiniões, expressá-las publicamente, mesmo que sejam diferentas das dos ilustres portugueses.
Um abraço
Rita LM

Anónimo disse...

Compreendo. Mas às vezes expressamos opiniões sem termos dados suficientes, e depois já pode ser tarde demais para emitir outra opinião diferente porque já ficou "gravada" a errada.

Por exemplo, o que viu no site www.umminutodesilencio.net foram apenas frases soltas de textos muito mais vastos, e assim é impossível fazer um juízo realtivo ao global e ao projecto.

Mas compreendo-a, claro. Às vezes, escrevendo assim em notas e e-mails perde-se o tom. Creio que ambas estamos num registo amigável :)

Já agora... Não quer enviar um texto seu sobre silêncio para colocarmos online do tal site?

Um beijinho,
Marisa

Rita LM disse...

Confesso que me "entalou"! Mas aceito o desafio, não podia deixar de o fazer.

Enviarei o texto para o site.

Um abraço
Rita LM